Waste to Energy (WTE)

O reaproveitamento de materiais e recursos é um dos pilares que sustenta a Economia Circular, conceito cada vez mais aplicado aos negócios e cadeias produtivas visando a redução dos impactos ambientais e socioeconômicos das atividades humanas. Dentro deste conjunto de práticas e iniciativas estão as soluções de Waste to Energy (WTE), que nada mais é do que a transformação de resíduos em energia.

Com mais de duas décadas de experiência em engenharia sustentável, a Allonda conta com uma equipe multidisciplinar capacitada para projetar e implementar centrais termoelétricas para transformar resíduos em energia renovável, que pode ser reaproveitada no ciclo produtivo do próprio cliente. A transformação se dá por meio da queima dos materiais em altas temperaturas; o processo gera vapor que aciona uma turbina para produção de eletricidade. Este tipo de solução pode reaproveitar resíduos de madeira, agrícolas e/ou orgânicos.

Além de reduzir custos, a solução de WTE proporciona benefícios ambientais, reduzindo em até 90% o total de resíduo destinado para aterros ou lixões por uma empresa. Ela ainda contribui com a diversificação da matriz energética e promove uma cadeia produtiva mais sustentável.

Esta modalidade de geração de energia limpa também ajuda a reduzir as emissões de gás metano (fruto do descarte inadequado de resíduos industriais) e a compensar as emissões de gases do efeito estufa, além de conservar os recursos naturais. Por estes motivos, a utilização deste tipo de serviço tem sido cada vez mais recorrente na indústria em todo o mundo.