Waste to Product (WTP)

Reciclagem e reaproveitamento de materiais estão entre os principais pilares da Economia Circular. Um conceito que vem contribuindo continuamente para fortalecer estes dois pilares no mercado é o de Waste to Product – que, em inglês, significa “de resíduo a produto”.

A solução de Waste to Product (WTP) é implementada na indústria, assim como em empresas de outros setores e órgãos públicos, para transformar resíduos em matéria-prima. Ou seja, no lugar de destinar a um aterro ou lixão, aquele resíduo é preparado para entrar em um novo ciclo produtivo, reduzindo a necessidade de descarte e gerando, inclusive, uma nova fonte de renda.

A Allonda oferece este serviço para clientes da indústria e de outros segmentos do mercado, atuando em todo o processo de logística reversa, que inclui coleta, separação, tratamento, processamento e destinação final para reaproveitamento em novos ciclos produtivos. Depois de reciclados, os materiais são reaproveitados por indústrias de papel e celulose, químicas e cerâmicas, por exemplo.

Os benefícios da implementação do WTP vão desde a redução de custos com transporte e disposição de resíduos sólidos até o eventual lucro com a comercialização de materiais reaproveitados. O valor ambiental gerado é evidente: com a destinação adequada, as empresas previnem a contaminação do meio ambiente, a saturação dos aterros e a consequente proliferação de doenças na sociedade. O serviço ainda ajuda ainda a garantir o cumprimento das normas que regulamentam o descarte de resíduos, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).