Nossa relação com a sustentabilidade está na estratégia da companhia e por isso inclui uma série de compromissos fundamentais para o desenvolvimento da empresa, do planeta e da sociedade como um todo. Estudamos os nossos processos e os dos nossos clientes para levar mais eficiência, reduzir a pegada ambiental e incrementar a atuação social.
Conheça alguns dos principais compromissos que firmamos neste sentido:
Equidade de gênero
Transformar a engenharia é também transformar a relação do setor com a questão do gênero. Em um mercado predominantemente masculino, a Allonda se orgulha de suas políticas ativas de incentivo à participação feminina em todas as equipes, inclusive nas lideranças e obras.
Para mensurar nosso progresso nesta frente, estabelecemos metas de diversidade de gênero que devem ser atingidas até 2022:
- Saltar de 10% para 20% de profissionais do sexo feminino em obras
- Atingir a equidade completa (50%) de mulheres nos escritórios
- Garantir a presença de pelo menos uma mulher em cada uma de nossas operações
- Chegar a 33% de presença feminina no Corpo Diretivo
- Implementar ações de desenvolvimento de lideranças femininas
Em 2020 nossos esforços foram reconhecidos no prêmio WILL, realizado pela ONG Women in Leadership Latin America, com o destaque na categoria “Construção”. Esta conquista mostra que estamos no caminho certo rumo à efetiva promoção da equidade de gênero em nossas atividades.
Para fortalecer ainda mais as ações de equidade, a Allonda tornou-se signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (Women´s Empowerment Principles – WEPS, na sigla em inglês), criado pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global. A iniciativa tem como finalidade empoderar as mulheres e promover a equidade de gênero em todas as atividades sociais e da economia.
Abaixo, confira os sete Princípios de Empoderamento das Mulheres estabelecidos pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global:
- Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível
- Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação
- Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa
- Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres
- Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing
- Promover a igualdade de gênero por meio de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social
- Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero
Diversidade e inclusão
Visando a promoção da diversidade, a partir de 2020, a Allonda deu início à estruturação de grupos, formados por colaboradores, para discutir e propor soluções em questões relacionadas a:
- Raça
- Gênero
- Acessibilidade
- LGBTQIA+
Além das metas já consolidadas em prol da igualdade de gênero, estamos mapeando as demandas destes outros públicos para, a partir delas, desenvolver ações e firmar compromissos capazes de transformar nossa empresa em um ambiente cada vez mais acolhedor, diverso e inclusivo.
Direitos Humanos
É por meio do nosso sistema de responsabilidade social que buscamos atender obrigações relacionadas ao respeito dos direitos humanos universais, à proteção da infância e da adolescência e ao cumprimento dos direitos trabalhistas. Identificamos estas atribuições, sejam de origem legal ou subscrita, e determinamos as ações adequadas para capacitar e conscientizar o nosso pessoal e os nossos parceiros.
Esta ferramenta observa os seguintes princípios da responsabilidade social:
- Responsabilização
- Transparência
- Comportamento ético
- Respeito às partes interessadas no seu desempenho social
- Atendimento aos requisitos aplicáveis ao seu desempenho social
- Respeito às normas internacionais de comportamento
- Respeito aos direitos humanos
- Desenvolvimento sustentável
- Prevenção de impactos sociais adversos
Para assegurar o cumprimento de todas as obrigações relacionadas a estes quesitos, a Allonda tem um canal de comunicação aberto a todos os públicos, em que é possível apresentar denúncias e/ou preocupações dos trabalhadores e demais partes interessadas. A partir daí, nos comprometemos a investigar e aplicar possíveis correções e responsabilizações em caso de violações identificadas.
Agenda ODS
Mitigação de riscos na elaboração do projeto, execução e operação. Na Allonda acreditamos que ao colocar no centro das decisões aspectos econômicos, sociais e ambientais temos de forma prática a sustentabilidade acontecendo na estratégia da companhia. Além das soluções de engenharia já serem concebidas dentro do conceito do triple botton line, todos os KPIs – em 100% das áreas da empresa – estão enquadrados nos três pilares da sustentabilidade. Ou seja, viabilizamos mais do que projetos pontuais de cunho socioambiental e econômico. Nosso negócio é mensurado de forma objetiva e clara dentro de parâmetros sustentáveis.
Já contribuímos de forma efetiva com a disseminação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Isso porque a sustentabilidade está na estratégia da empresa, não só por executar suas atividades fundamentadas no triple botton line, como também devido à promoção iniciativas de responsabilidade social em 100% das nossas operações.
Reciclagem e reuso de resíduos
O conceito de economia circular permeia todas as atividades da Allonda. Dentro deste contexto, estamos sempre em busca de meios para valoração de resíduos e efluentes nos projetos que executamos – seja pela redução volumétrica para armazenamento ou transporte, seja pelo reuso. Trabalhamos para prevenir a poluição que possa ser gerada pelas nossas atividades, com ênfase no uso sustentável dos recursos naturais.
Uma de nossas inovações neste sentido é o tratamento de águas fluviais por meio de soluções baseadas na natureza, que proporciona benefícios como harmonia paisagística, recuperação ambiental, reutilização de água para uso nos canteiros e possível recargo do aquífero.
Além disso, olhando para dentro, em nossos escritórios atuamos com o objetivo de nos tornarmos “Lixo Zero”, ou seja, encaminhar para aterro somente os resíduos que não possuem nenhuma forma de reaproveitamento em um novo ciclo.