Com as crescentes demandas na área ambiental, empresas de engenharia são fundamentais para auxiliar diversos segmentos, principalmente as indústrias, a reduzir a emissão de poluentes, consumir menos recursos naturais e despejar menos resíduos no ambiente, desenvolvendo soluções sustentáveis que mantenham o equilíbrio entre a preservação dos recursos e o uso deles para a realização de atividades econômicas.
O campo de atuação de uma empresa de engenharia ambiental é muito amplo, envolvendo:
Gestão da água: o trabalho de engenharia ambiental nessa atuação deve abranger todo o ciclo da água, contribuindo para redução de seu uso, atuando no tratamento de esgoto e de efluentes industriais e desenvolvendo soluções para a reutilização;
Consultoria ambiental: uma equipe de especialistas oferece apoio especializado e desenvolve projetos na área. Além de orientar o cliente no alinhamento às normas para obtenção de licenças;
Gestão de resíduos: nesta área as empresas de engenharia ambiental desenvolvem projetos e executam serviços de tratamento de efluentes e resíduos de todos os tipos, sendo eles contaminados ou não. Oferecendo soluções para seu reaproveitamento ou descarte correto.
Uma empresa de engenharia ambiental deve estar atenta e seguir as leis e normas estabelecidas pelos órgãos oficiais que fiscalizam as atividades nas áreas de preservação e o trabalho da indústria, regulando a emissão de poluentes.
Ela atua também na remediação de acidentes ambientais, elaborando projetos para restaurar áreas degradadas, mas principalmente, na prevenção deles. Antevendo riscos e desenvolvendo soluções que minimizem danos à natureza, avaliando os impactos de obras, elaborando laudos técnicos e desenvolvendo soluções também para a recuperação de regiões afetadas.
O trabalho de uma empresa de engenharia ambiental é intenso e deve estar extremamente comprometido com a preservação do meio ambiente, só assim é possível contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade em todos os seus setores.