Allonda se une à comunidade da Fundação Ellen MacArthur para acelerar a transição para a Economia Circular.

A Allonda acaba de se tornar parte da comunidade da Fundação Ellen MacArthur, instituição do Reino Unido que desde 2010 une forças a empresas, universidades, líderes, inovadores e instituições governamentais e não governamentais do mundo todo. A intenção? Acelerar a transição para a Economia Circular, promovendo mudança econômica sistêmica desde o processo produtivo até o comportamento consumidor.Além de reunir seus parceiros em uma plataforma que estimula discussões sobre o assunto, a organização atua na educação e treinamento, criando pesquisas analíticas e gerando relatórios com insights que demonstram através de dados como a economia circular contribui com os desafios globais, como mudanças climáticas e consumo e produção responsáveis.

A Allonda se identifica com a fundação já que desenvolve soluções de engenharia justamente voltadas para a Economia Circular, assim como considera esse tema um eixo fundamental para alcançar o propósito da organização: transformar a engenharia através da sustentabilidade e contribuir para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Como você já deve supor, não há mais tempo para a Economia Linear, onde os recursos são extraídos, manufaturados, consumidos e descartados. Toda matéria-prima é finita, por isso para chegarmos a um futuro sustentável precisamos preservá-las através justamente da economia circular, onde estes recursos são ressignificados e reutilizados a fim de causar o menor impacto negativo possível ao meio ambiente.

Além da movimentação econômica e melhorias na produtividade industrial, sabemos o quão são inúmeros os benefícios da Economia Circular para o meio ambiente e vão desde a proteção da biodiversidade, uma vez que também assegura o equilíbrio dos ecossistemas, e chegam à saúde e bem-estar da população.

Mas para alcançar essa transição econômica sistêmica, a colaboração e o entendimento de que o futuro está sendo construído em conjunto, por diferentes atores sociais, é vital. Por isso, a Allonda ressalta a importância da associação a instituições como a Ellen MacArthur que estão à frente de assuntos de interesse global e cooperação mútua, comprometendo-se com o futuro do planeta e das próximas gerações.

Clique aqui para conhecer a coleção de estudos de casos com histórias de economia circular de sucesso em todo o mundo e fazer parte dessa mudança.