água limpa devolvida ao córrego casabranca após tratamento para retirada de rejeitos em Brumadinho

22 de março é o dia mundialmente escolhido para a humanidade falar sobre a importância e escassez desse recurso. A Allonda tem muito a dizer a esse respeito não só por desenvolver soluções ligadas ao consumo e tratamento de água, mas também porque a sustentabilidade por aqui é protagonista, o que torna esta data ainda mais adequada para reforçar como a água permeia o desenvolvimento sustentável.

Se olhamos para o âmbito social, o acesso à água potável através do saneamento básico, além de questão de saúde pública, garante a qualidade de vida e o desenvolvimento da sociedade.

Já no viés ambiental, a poluição e mau uso da água afeta todo o ecossistema e causa impactos catastróficos na fauna e flora, além do equilíbrio climático, o que torna urgente a proteção de nascentes e a universalização do tratamento de esgoto e efluentes.

Por fim, se olharmos para o pilar econômico, a água é um insumo indispensável para realização de qualquer atividade, seja como matéria-prima do próprio processo produtivo, seja como parte da cadeia produtiva de seus insumos, o que faz da gestão hídrica uma prática indispensável.

Água e desenvolvimento sustentável

Segundo a ONU, Organização das Nações Unidas, desenvolvimento sustentável é definido como “aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.

Hoje a escassez de água é uma realidade e os impactos negativos do seu uso indiscriminado são cada vez maiores em todo o planeta. Entre eles estão o consumo maior de recursos hídricos, o aumento de lançamento de poluentes em corpos hídricos, baixa conservação de água e desestímulo à autossuficiência dos recursos hídricos.

A Allonda tem orgulho de ser parte da solução deste problema. Temos diversos projetos que envolvem o relacionamento de pessoas e empresas com a água, sempre buscando transformar essa relação, eliminando poluentes e otimizando a sua utilização.

Em São Paulo, comemoramos recentemente a volta de vida aquática no Córrego Itaim, um dos atendidos pelas obras de infraestrutura de esgoto que realizamos na cidade. Somente no entorno, 660 famílias foram beneficiadas com as melhorias em saúde, bem-estar, meio ambiente e qualidade de vida. Além de serem orientadas por ações de conscientização e educação ambiental para que o córrego não volte a ser poluído.

Em Itabira a nossa atuação está na geração de água potável nesse município de Minas Gerais. A estação de tratamento operada pela Allonda encaminha 100 litros de água por segundo para o município com qualidade monitorada diariamente por parâmetros de pH, cloro e turbidez.

Ainda em Minas Gerais, desde 2019 já foram tratados mais de 20 milhões de metros cúbicos de água pela Estação de Tratamento de Água Fluvial projetada, construída e operada pela Allonda em Brumadinho. O projeto ainda está cuidando da remediação ambiental no rio Paraopeba, atingido por rejeito de mineração, onde outros 2 milhões de m³ de água limpa chegaram ao rio.

Há ainda a Estação de Tratamento de Águas Pluviais que projetamos, construímos e operamos em Vitória, no Espírito Santo. Neste projeto além de tratarmos a água da chuva do pátio industrial, permitimos o reuso desse recurso, caso o cliente opte por isso, reforçando a sustentabilidade no processo.

Esses são apenas alguns exemplos de como atuamos diariamente colocando a sustentabilidade como protagonista de nossas soluções de engenharia, reduzindo o desperdício e descarte incorreto, através de inovação e qualidade. Estimulamos em nossas operações a redução do consumo, o uso racional e o consumo consciente, colaborando para a preservação ambiental, o desenvolvimento social e econômico, além do equilíbrio operacional das empresas e a redução de custos.

Por isso nesse Dia Internacional da Água deixamos o convite a você para conhecer nossos projetos em Gestão de Água para que a sua empresa também transforme seu relacionamento com a água através da sustentabilidade.