Entenda a importância deste trabalho para reduzir os impactos de uma das principais atividades econômicas do país no meio ambiente.

A indústria é um dos principais segmentos atendidos pela Allonda com uma série de soluções de engenharia e sustentabilidade, como o monitoramento ambiental. No entanto, este não é o único setor que requer esta atividade; o agronegócio, responsável por 26,6% do PIB brasileiro em 2020, também precisa – e muito – deste tipo de trabalho.

A gestão ambiental focada na promoção de atividades mais sustentáveis pode ser uma saída para reduzir os impactos significativos do agronegócio na natureza. O cultivo de cana-de-açúcar, por exemplo, fundamental para a economia do país, oferece uma série de riscos e impactos que precisam de controle constante por conta das queimadas que antecedem a colheita. As altas temperaturas podem prejudicar a composição do solo e deixá-lo infértil, o que representa prejuízo para as próprias empresas – sem contar a poluição do ar, a eventual extinção de espécies animais, o agravamento da erosão, o consequente aumento do uso de agrotóxicos no cultivo, entre outros problemas.

Com o monitoramento ambiental, uma equipe experiente e capacitada faz a coleta de materiais para análises laboratoriais e avalia a situação do campo para compreender e mensurar a gravidade destes impactos em uma plantação, na indústria que ela alimenta e na comunidade que a cerca. O trabalho pode incluir o controle de qualidade do ar e do solo, da fauna e da flora locais, da água, entre outros parâmetros fundamentais para a sustentabilidade do negócio.

Apesar de ser considerada uma prática defasada, a queima de palha da cana-de-açúcar ainda é comum nos canaviais brasileiros. O cultivo sem queimada oferece uma série de vantagens do ponto de vista de sustentabilidade, mas esbarra na resistência de toda a sua cadeia de produção – desde os trabalhadores do campo até os empresários do setor, que temem pelo aumento dos custos. Por isso, o monitoramento ambiental é uma solução fundamental para conciliar os interesses de todos à promoção da sustentabilidade nesta atividade agrícola.

Outra atividade que pode se beneficiar desta solução é a pecuária. O crescente avanço dos pastos em variadas regiões implica, em muitos casos, na degradação de importantes biomas do nossos ecossistema por conta do desmatamento. Por meio do monitoramento ambiental, é possível medir estes impactos negativos e implementar as melhores soluções de contrapartida, com o plantio das espécies mais indicadas para um reflorestamento eficaz, além de estudo e recuperação do solo, com eventuais medidas para conter a erosão.

Clique aqui e saiba mais sobre a solução de monitoramento ambiental da Allonda, que pode ser aplicada no agronegócio.