Entenda quais são as etapas do processo e qual é o maquinário utilizado nesta importante etapa da construção civil

A terraplanagem é uma das primeiras e mais importantes etapas de uma grande obra de construção civil de qualquer porte. Muito utilizado como parte de soluções completas de infraestrutura, este recurso, que serve para nivelar o terreno, conta com algumas etapas e requer o uso de grandes equipamentos. A Allonda, que oferece esse tipo de serviço aos seus clientes, tem muita experiência na área e conta com uma equipe capacitada para atender às necessidades de qualquer tipo de obra.

Clique aqui e saiba mais sobre a solução de terraplanagem da Allonda!

Veja abaixo o passo a passo deste processo:

Escavação: nesta etapa, a equipe escava a terra para ajustar a topografia do terreno às necessidades da obra. A terra pode ser totalmente removida ou reaproveitada em outras demandas da própria construção.

Aterro: o time utiliza terra para aterrar os desníveis. O material para isso pode ser adquirido no mercado ou reaproveitado do processo de escavação.

Compactação: neste passo, a equipe comprime o solo para compactá-lo, garantindo a sua firmeza e resistência em longo prazo de acordo com estudos e análises do solo feitos previamente, levando em conta as condições locais e as necessidades daquele tipo de construção. Caso os estudos e análises feitos no terreno concluam que a terra ali disponível não é capaz de proporcionar a firmeza que a obra precisa, é feita a substituição do solo por material adquirido, vindo de fora.

Drenagem: parte do projeto de terraplanagem é a construção de canais que serão usados para drenar e escoar o excesso de umidade do solo. Neste ponto, é importante observar se existem nascentes de água no local para que essas estruturas não sejam prejudiciais à natureza e não comprometam a segurança da obra.

Curva de nível: para finalizar o processo, o time de engenharia aplica recursos capazes de prevenir a erosão futura, como, por exemplo, as curvas de nível, que evitam a decomposição do solo provocada pela umidade, que pode resultar na formação de buracos.

Para realizar todas essas etapas, são necessários diversos equipamentos de grande porte, como retroescavadeiras, pás-carregadeiras, motoniveladores, rolos compressores de vários tipos, rolos compactadores e caminhões on e off-road, que fazem o transporte dos materiais utilizados. A Allonda conta com todo este maquinário à disposição de seus clientes na aplicação de soluções de terraplanagem.