Eficiência energética

Economizar energia é mais do que uma questão financeira, tanto para a indústria quanto para a sociedade como um todo. Em busca da redução de custos, da eliminação de desperdícios e de meios para reaproveitar materiais na geração de energia para seus próprios ciclos produtivos, as empresas têm investido cada vez mais em projetos de eficiência energética.

Este tipo de solução inclui diagnóstico, estudos de viabilidade, implementação e manutenção de sistemas energéticos industriais. Um projeto de eficiência energética pode resultar em economia significativa em diversos processos, dos mais corriqueiros aos mais complexos. As iniciativas incluídas neste trabalho variam; veja alguns exemplos abaixo:

  • Manutenção e/ou substituição de motores e equipamentos antigos com alto consumo de energia
  • Adaptação ou substituição de transformadores
  • Reforma no projeto elétrico total, com troca de fiações antigas
  • Manutenção, substituição e/ou adaptação de sistemas de ar-condicionado e refrigeração industrial
  • Manutenção, substituição e/ou adaptação de sistemas de aquecimento industrial
  • Otimização de sistemas de iluminação
  • Otimização de processos produtivos

Encontrar estes pontos de melhoria é crucial no planejamento estratégico de um projeto de eficiência energética, que inclui, ainda, a identificação de possibilidades para transformação de resíduos industriais em energia. Outro ponto importante é o monitoramento para gestão das soluções implementadas, que ajuda a garantir a eficácia do projeto em longo prazo.

Com mais de duas décadas de mercado e vasta experiência neste tipo de solução, a Allonda oferece projetos de eficiência energética para empresas de variados segmentos de atuação. Nossa equipe multidisciplinar, sempre focada na sustentabilidade da cadeia produtiva, é capaz de realizar análises e diagnósticos necessários e, posteriormente, a implementação dos produtos e serviços adequados a cada cliente.