A sustentabilidade tem se tornado a base do planejamento de projetos industriais, visando o crescimento econômico, a preservação do meio ambiente e o bem-estar da população.

O processo de dragagem é parte disso, visto que é um trabalho específico, cuidadoso e indispensável, que faz parte do gerenciamento de resíduos e normalmente a tecnologia aplicada gera diversos impactos positivos

Os complexos industriais possuem bastante pontos em comum e um dos principais é a necessidade de bacias e tanques de efluentes em suas áreas, seja para a recirculação ou resfriamento da água provenientes dos processos, seja para o gerenciamento das águas superficiais do local ou mesmo do fluxo de resíduos.

Quando eles atingem o limite de resíduos, o lodo que se sedimenta no fundo acaba reduzindo o volume disponível para o tratamento de efluentes.

Nesses casos, para garantir que a indústria continue a operar com eficiência, essas bacias, tanques ou até mesmo lagoas precisam passar por alguma intervenção que restaure sua capacidade. 

É aí que a dragagem industrial entra como uma alternativa sustentável!

Impactos Positivos da Dragagem Industrial

Os projetos de dragagem industrial, assim como sua manutenção periódica, são muito importantes para garantir que as atividades provenientes de bacias, tanques de efluentes e lagoas industriais funcionem corretamente, já que recupera a capacidade de retenção hidráulica do efluente dentro do processo de tratamento devolvendo a água para o corpo hídrico dentro dos parâmetros de qualidade estabelecidos por lei.

Portanto, a atividade causa diversos impactos positivos, tanto do ponto de vista socioambiental como para toda a cadeia de valor da indústria. Dentre eles:

  •     Previne e reduz riscos relacionados ao meio ambiente e população
  •     Gera mais segurança à operação
  •     Otimiza custos
  •     Melhora a produtividade

 

Leia também: Quais são os tipos de dragagem?

 

Atuação da Allonda

Quando falamos em inovação, as indústrias do Brasil se destacam pelos seus projetos de dragagem, porque além de utilizar equipamentos de ponta, ainda realizam o tratamento e a destinação ambientalmente corretos do material dragado, que pode ser sedimentado por meio de tecnologias como Centrifugação/Decanters ou Tubos Geotêxteis/Bags e depois serem destinados corretamente ou ainda serem reaproveitados em outras etapas do ciclo produtivo.

É importante destacar que todos os processos que envolvem a Dragagem Industrial precisam levar em conta a finalidade do projeto em questão e suas variáveis. Independentemente disso, o principal fator que influencia a qualidade do trabalho é a tecnologia utilizada nos equipamentos, tornando os processos mais eficientes.

O Grupo Allonda é referência em rápidas mobilizações e conta com uma equipe multidisciplinar para desenvolver soluções customizadas, que abrangem desde a retirada do material, o seu tratamento e análise para reaproveitamento com foco no conceito de Economia Circular.

Trabalhamos com equipamentos de primeira linha, que são dimensionados de acordo com a operação a ser realizada, ou seja, se adaptam a cada projeto com versatilidade, baixo impacto ambiental e alto desempenho para a eficiência dos trabalhos em cada categoria de dragagem. 

Eles ainda possuem recursos tecnológicos que aprimoram o monitoramento do perfil da dragagem, entre eles:

  •     Sensores e transmissores de dados
  •     Execução do modelamento de terreno digital
  •     Controle de corte automático
  •     Sensores de medição de vazão e sólidos

 

Conheça 3 tipos de dragas e suas funcionalidades

 

A escolha do equipamento é uma etapa extremamente importante e complexa ao se planejar e executar a dragagem, seja ela industrial ou para outra finalidade. Deve-se levar em conta a finalidade do projeto, a profundidade do corpo hídrico, os sedimentos que serão dragados, as condições da área etc.

Assim, nossas soluções e operações nesta área possuem como premissa o Plano de Monitoramento Ambiental, em que os riscos das operações de dragagem são mitigados, também através de medidas preventivas, e ainda contribuem com a redução da emissão de CO² e, consequentemente, se alinham às diretrizes ESG (Environmental, Social and Corporate Governance). 

Quer entender melhor por que a análise especializada é indispensável para desenvolver um projeto que compreenda todas as necessidades do local, impedindo impactos negativos ao meio ambiente? Converse com os nossos especialistas e saiba mais como nosso trabalho de dragagem é desenvolvido!