A indústria de mineração precisa, além de acompanhar as mudanças de mercado, estar atenta no que tange à redução de impactos ambientais. Isso porque sua atuação pode ocasionar alterações na água, incluindo variações do seu pH, contaminação do solo, assoreamento de rios e poluição do ar se não realizada dentro da legislação.

Como o setor trabalha, basicamente, com a exploração, extração e uso dos minérios, essa acaba sendo uma atividade econômica e industrial passível de danos graves ao ecossistema. 

Entretanto, é essencial citar também o valor da mineração para a economia, lembrando que os impactos ambientais causados podem ser minimizados, desde que haja um plano eficiente. 

Neste conteúdo, você verá formas para lidar com as agressões geradas pelas operações no segmento, além de conferir o quão relevante é buscar soluções inteligentes nos processos do setor. Continue a leitura!

Como reduzir os impactos ambientais na indústria de mineração?

Se preocupar com os materiais que resultam dos processos de mineração deve ser visto como parte primordial das atividades.

Nesse sentido, observar o que há de mais inovador no mercado, aderir às tecnologias nas etapas rotineiras e continuamente pensar em formas de tornar as funções do setor menos nocivas ao meio ambiente.

Assim, indica-se elaborar uma agenda responsável, que deve considerar:

  • Como lidar com os resíduos gerados e realizar o seu descarte corretamente;
  • Economia do uso de água;
  • Plano de ação para recuperar áreas degradadas;
  • Alinhamento com os mais rigorosos parâmetros de segurança;
  • Adequação às legislações ambientais vigentes;
  • Ferramentas que possam ajudar a monitorar possíveis irregularidades;
  • Planejamento das escavações.

Outro ponto útil a ser pensado diz respeito às espécies vegetais, tendo em vista que algumas são mais resistentes em comparação a outras, mas não se pode negligenciar a existência de problemas ocasionados a elas. 

 Cabe também refletir acerca dos barulhos causados pelos explosivos, fazendo com que muitos animais saiam das regiões próximas das minas, alterando o ecossistema da região.

Ademais, não é possível falar de impactos ambientais sem falar da importância de lidar corretamente com os resíduos gerados com a mineração

Apesar de não ser uma prática comum, é possível reaproveitar determinados resíduos das atividades, de modo que eles possam servir como matéria-prima para outras ações industriais. 

O primeiro passo para a obtenção de resultados satisfatórios está diretamente ligado ao interesse genuíno de visualizar as mudanças. Em outras palavras, o segmento em questão dispõe de um potencial natural que, unido a atitudes sustentáveis, pode chegar a grandes feitos.

A importância de buscar soluções eficientes

Agora que você já tem clareza quanto à viabilidade de práticas mais sustentáveis, prezando pela responsabilidade operacional, deve estar se questionando sobre a existência de soluções específicas. Pois saiba que elas existem e certamente são muito úteis para otimizar a relação com o meio ambiente que a sua empresa possui hoje.

 

Portanto, primeiramente é preciso reunir informações relativas aos desafios encontrados, no intuito de saber exatamente quais são as suas reais necessidades. Assim fica mais fácil ter um alinhamento de expectativas entre a sua indústria e a empresa que será parceira.

Algumas opções de suporte para buscar são:

 

Gestão hídrica

Realizar a gestão hídrica é primordial, principalmente por ser um processo complexo, normalmente realizado em áreas remotas e que exige alto consumo de água. Trabalhar com especialistas para obter um melhor balanço hídrico, além de trabalhar maneiras de desidratar os rejeitos e reaproveitar a água, são formas de atingir ganhos ambientais que ainda geram reflexos econômicos para a operação.

 

Gerenciamento de resíduos industriais

Esse deve ser um dos principais pontos de atenção e precisa estar em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Em geral, a mineração gera dois tipos de resíduos sólidos no processo produtivo: os oriundos da extração (estéril) e os do tratamento ou beneficiamento (rejeito). 

Porém, há também outros tipos de resíduos, com potencial para contaminação de água e solo que precisam ser triados, classificados e destinados corretamente. Contar com um time experiente nesse trabalho pode facilitar a redução da geração desses resíduos e até mesmo o reaproveitamento deles.

 

Monitoramento ambiental

Nos procedimentos de escavação de sedimentos e descarte, há o recolhimento de materiais do fundo dos rios, oceanos e demais superfícies através de diversos métodos e tecnologias. Ademais, pode ocorrer supressão vegetal com o intuito de utilizar a área, o que requer proteção a nascentes e à fauna local.

Para isso, toda operação de dragagem precisa de um Plano de Monitoramento Ambiental, que irá coletar dados, fazer o estudo e acompanhar continuamente as variáveis ambientais. 

O intuito é identificar e avaliar as condições dos recursos naturais, agindo para que prontamente possam ser verificados eventuais impactos ambientais.

Compensação ambiental

Sobretudo, para empresas de grande porte é válido contar com o apoio de profissionais que realizem serviços de compensação ambiental de maneira ágil e eficiente. Isso será essencial para compensar danos que podem acontecer ao longo do projeto, o que é altamente valoroso no setor de mineração.

O monitoramento de emissão de gases de efeito estufa (GEE) e consumo de combustível fóssil também precisam de acompanhamento especial. Usar fontes de energia renováveis pode ser uma forma de contornar impactos negativos sem comprometer custos e produtividade, por exemplo. A modernização da frota de equipamentos é outra maneira de abordar o problema do impacto ambiental ao mesmo tempo em que traz benefício para a operação.

 E então?

Como vimos neste conteúdo, a redução de impactos ambientais pelas indústrias de mineração é uma realidade que precisa estar na agenda. Sendo assim, a sustentabilidade deve ocupar progressivamente as ações do seu setor, visando menos danos.

Com uma gestão alinhada a medidas conscientes e profissionais habilitados para dar o suporte necessário, é possível agir estrategicamente e ter bons resultados com foco na sustentabilidade!

Para continuar atualizado com notícias e materiais relevantes, clique abaixo e se inscreva gratuitamente em nossa newsletter!